Neste país que é o meu, o teu, o nosso…


Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar com o que eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar
.” FP


Num país que sofre todos os dias mudanças e reestruturações nunca antes vistas pós 25 de Abril e à velocidade de um tornado, tenho para mim que é preciso fazer cumprir o espírito de Fernando Pessoa;

Num país em que a Crise anda de braços dados com inconstâncias, incongruências, atropelos e euforias no mundo da Educação de jovens e professores (Tão cara e fundamental à sanidade mental e progresso de uma nação!);

Num país que atravessa duras provações a todos os níveis e que carece de gente idónea, pronta e vencedora de todos os lados (governantes e governados)

Num país que sofre com os erros de um passado (um passado-recente) e que aparentemente não sabe aprender com as falhas do presente,

Neste país,
Neste país que é o meu,
Neste país que é o teu,
Neste país que é o nosso, que, lá bem no íntimo QUEREMOS, AMAMOS, DESEJAMOS, mais que tudo:

Onde nunca ficámos anquilosados perante as crises, danos e terrores, pois que nunca estivemos tão preparados para enfrentar “O Adamastor” como agora;

Onde os pobres, os tristes, os desafortunados e desajeitados encontram-se no mesmo barco dos que se alardeiam, corrompem, corroem e usurpam, a pequenez, se é que ela existe, é tosca e é de TODOS!

É impreterível firmar a grandeza da alma (porque essa sim nunca foi pequena!), e de uma vez por todas perceber que é necessário uma rota conjunta, num único sentido!

A vontade e motivação de SABER e de FAZER mais e melhor à procura de um caminho que nos conduza a bom porto, nunca foram tão importantes como agora;

A luta neste sentido deverá ser permanente e sem amarras colocando na linha da frente os nossos princípios e deixando de parte os maneirismos.

Precisamos de conselhos sim, precisamos de direcções, de precisões, de modificações e “homens do leme”, destemidos e audazes, capacitados e indomáveis! Sim, precisamos! Sempre precisámos!

Precisamos de correr riscos e aproveitar as novidades do Mundo, nunca deixando de ser quem somos! De nos atarmos ao leme e de apanhar o barco, seja ele qual for!

Mas precisamos, acima e para além de tudo, de um rumo certeiro!
Enquanto não acertamos, andamos à deriva, em mar alto, desesperadamente à procura de se “fazer cumprir Portugal”!

 (Retirado de: http://linguaportuguesa9ano.files.wordpress.com/2009/11/adamastor3.jpg)

Nunca como hoje, estive tão agradecida aos que, no MUNDO da EDUCAÇÃO e do ENSINO, me ajudaram a pensar, a criar, a crescer, a fazer, a caminhar, a lutar, a sonhar, a viver, a não desistir, a levar mais longe o pouco que sei, a aprender o muito que não sabia, a atrever-me todos os dias e, quem sabe, a trilhar outras rotas!

Aos meus professores, educadores, orientadores, conselheiros, directores, colegas e amigos, bem-hajam! 

Bem-hajam, meus queridos alunos!

Texto ao abrigo da antiga grafia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mulher

Pai, amor perfeito

"O valor de tudo o que é sobre-humano."