A Escravatura no Brasil... a de ontem e a de hoje!

"Augustos e Digníssimos Senhores Representantes da Nação – Venho, de ordem de Sua Alteza Imperial, Regente em nome de sua Majestade o Imperador, apresentar-vos a seguinte proposta: Art. 1.º É declarada extincta a escravidão no Brazil. Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário."

Palácio do Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1888. Rodrigo A. da Silva


O dia 13 de Maio fica ainda marcado por momentos "Áureos" com a publicação de uma lei que selava, de forma oficiosa, o fim da escravatura, no Brasil. Dotada de uma educação um tanto ou quanto liberal e de uma vivênvia marcada pela dádiva aos mais necessitados, D. Isabel (princesa imperial do Brasil, trineta de D. Maria I), dotada de uma certa grandeza ou talvez ameçada por um estado à beira da insurreição, que assombrava o poder imperial e o mundo esclavagista, assina a Lei Áurea, tendo sido o seu mentor o Ministro da Agricultura, Rodrigo Augusto da Silva. Longe de consensos, foi igualmente de longe uma lei perfeita no sentido lato de abertura à cidadania, uma vez que negava a negros e mulatos o acesso à terra e moradia, mas foi igualmente sem dúvida uma ponto de partida e um passo gigantesco no trilho humanitário, em continente sul-americano.
Já passaram 123 anos, mas ela (a escravatura) permaneceu por muitos e arrastados anos. Lá, como em tantos pedaços deste mundo, ela ainda se faz sentir, mas de forma camuflada. Muitos trabalhadores rurais permanecem ainda sob o forte jugo de um patronato que não reconhece o seu trabalho de forma digna, sendo muitos deles remunerados muito abaixo do valor do seus serviços.
Não será isto um mal geral? Afinal a "escravatura" existe mesmo aqui ao lado, e Portugal é bem um exemplo disso. Ou seremos todos justamente remunerados pelo serviço que prestamos?


Comentários

  1. É uma maneira de pensar história, visto que não lhe cabe um campo específico,(o passado) mas através dela, desocultar realidades que se escondem sob o silêncio ou sob a distorção.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mulher

Pai, amor perfeito

"O valor de tudo o que é sobre-humano."