Fernando Pessoa e pessoas...

Assinala-se mais um aniversário de Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935). Palavras para quê... deixo-vos, como ele dizia, "com silêncio e poesia",

                                                                 deixo-vos com as dele, as palavras...

"É o fundo traço de histeria que existe em mim. Não sei se sou simplesmente histérico, se sou, mais propriamente, um histero-neurastênico. Seja como for, a vossa origem mental [heterónimos] está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para a simulação. Se eu fosse mulher - na mulher os fenómenos histéricos rompem em ataques e coisas parecidas - cada poema do Álvaro de Campos (o mais histérico de mim) seria um alarme para a vizinhança. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume principalmente aspectos mentais; assim tudo acaba em silêncio e poesia…"

1.ªa parte do Poema "CHUVA OBLÍQUA", do ortónimo:


Atravessa esta paisagem o meu sonho dum porto infinito
E a cor das flores é transparente de as velas de grandes navios
Que largam do cais arrastando nas águas por sombra
Os vultos ao sol daquelas árvores antigas...

O porto que sonho é sombrio e pálido
E esta paisagem é cheia de sol deste lado...
Mas no meu espírito o sol deste dia é porto sombrio
E os navios que saem do porto são estas árvores ao sol...

Liberto em duplo, abandonei-me da paisagem abaixo...
O vulto do cais é a estrada nítida e calma
Que se levanta e se ergue como um muro,
E os navios passam por dentro dos troncos das árvores

Com uma horizontalidade vertical,
E deixam cair amarras na água pelas folhas uma a uma dentro...
Não sei quem me sonho...
Súbito toda a água do mar do porto é transparente

e vejo no fundo, como uma estampa enorme que lá estivesse desdobrada,
Esta paisagem toda, renque de árvore, estrada a arder em aquele porto,
E a sombra duma nau mais antiga que o porto que passa
Entre o meu sonho do porto e o meu ver esta paisagem

E chega ao pé de mim, e entra por mim dentro,
E passa para o outro lado da minha alma...

Bem Haja

Comentários

  1. Interessante achar a foto que bati numa noite indolente e coloquei no meu blog em outro local da rede... obrigada pelos créditos. :) Um abraço, Cecilia.

    ResponderEliminar
  2. Sou fã de fotografia e esta achei FANTÁSTICA! Quando ponho uma foto, colo sempre a sua proveniência, como pôde observar. Penso que conjuga bem com a mensagem, se não se importa... Abraço e boas "batidas" ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mulher

Pai, amor perfeito

"O valor de tudo o que é sobre-humano."