Maomé

Faz hoje precisamente 1379 d.C. que morreu um dos maiores líderes espirituais que a mundo já conheceu. Nascido em Meca (570), Arábia Saudita, teve uma infância um tanto atribulada com a morte dos progenitores e posteriormente o avô, com quem viveu alguns anos. Foi através deste que contactou directamente com a Caaba, um santuário daquela cidade-estado, no meio do deserto. A Caaba continha a Pedra Negra com símbolos espirituais (deuses e deusas) e desde cedo se tornou numa fonte de peregrinação. Distanciada de cultos pagãos, judeus e até cristãos, os promotores da Caaba tinham como único crente o deus Abraão, começando assim uma nova religião - o Islâmismo. Anos mais tarde, várias pessoas se juntaram a esta crença que cresceu de tal ordem, que Maomé teve de empreender uma fuga de Meca para a Medina (622), resultado de uma perseguição aos muçulmanos.

Deixo-vos com algumas frases/pensamentos/citações, ensinamentos sábios resultaram de uma experiência de vida única, vivida num tempo histórico também ele singular. Frases  que poderão suscitar a vossa curiosidade e quem sabe vontade de saber um pouco mais além:

"Ainda não encontrei a verdade!"

"A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo."

"Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham pois paciência com as mulheres."

"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada."

"Quem quiser plantar saudade, trate de escaldar a semente.
Plante no solo bem duro, onde o Sol seja mais quente.
Pois se plantar no molhado, ela cresce e mata a gente."

"O mais forte é o que sabe dominar-se na hora da cólera."

"Suporta o mal com paciência e perdoa, pois há nele grande e verdadeira sabedoria."

"Ó meu povo, sede justos na medida e no peso e em nada lesai os outros, e não corrompais a terra".

"Deus não muda o destino de um povo até que o povo mude o que tem na alma".

"Sabei que a vida terrena nada é senão um divertimento e um jogo, e adornos e fútil vanglória, e rivalidade entre vós à procura de mais riquezas e filhos assemelha-se a vegetação que se segue a uma chuva".


"Ainda não encontrei a verdade!"

( A Caaba - centro do pátio da mesquita de Al-Haram, em Meca)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mulher

Pai, amor perfeito

"O valor de tudo o que é sobre-humano."